Saúde

Posted 01:00 by Imperial in
Estou criando esse espaço para compartilhar artigos, poesias, reportagens, dentre todas as formas de comunicação com os visitantes do blog.
Pra começar, eu resolvi escrever uma matéria sobre a Doação de medula óssea, assunto tão comentado recentemente e que pouco se sabe...




Doação de Medula Óssea


Um simples ato que pode salvar vidas




O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue. Mas ainda existem muitas dúvidas para a doação do tecido da médula óssea. Os especialistas esclarecem que para ser um doador basta ter boas condições de saúde e idade entre 18 e 55 anos. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções que se recompõe em apenas 15 dias. O primeiro passo é coletar uma amostra do sangue para análise. De acordo com o médico responsável por transplantes de medula óssea na Bahia, Marco Aurélio Araújo,"inicialmente a pessoa não faz a doação da medula, ela se registra no banco de doadores da sua cidade e faz apenas um registro do seu HLA (código de compatibilidade), com uma mostra de sangue". Ele prossegue explicando que, "em seguida o registro do HLA é colocado no banco de medula, encontrando um doador compatível a pessoa é acionado, faz novos exames e ainda havendo interesse a doação do tecido da médula óssea é realizada".


A chance de se encontrar um doador compatível na própria família é de 1 para 100, enquanto não parente se multiplica de 1 para 1000. O transplante é a principal chance de salvar muitas vidas, como a do jovem Cássio Santos (22), portador de leucemia que enfrenta um caso raro na medicina: após se curar da leucemia, há dois anos, a doença retornou. "A doação é super simples e pode ajudar milhões de pessoas. A partir do momento que você doa uma medula, você está ajudando não apenas ao necessitado desse tecido, mas a você mesmo pois, doar significa vida..." , comentou o jovem.


Para fazer o exame de doação de medula óssea, você pode se dirigir à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) no Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 e aos sábados das 7h30 às 12h00. Mais informações através do telefone: 0800-071-0900.
Adilton Imperial



3 comment(s) to... “Saúde”

3 comentários:

Áleci disse...

"Estupida ignorância", eu sentia dor só de pensar em doar a medula...Hum parabéns Imperial pelo esclarecimento pertinente,com informação sucinta e de extrema inteligência.
Áleci Pereira.



Anônimo disse...

"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas quando parte, nunca vai só nem nos deixa a sós. Leva um pouco de nós, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada”. (Kalil Gibram).Imperial,estou aqui para lhe dizer, que desse pensamento acima,já trouxe algo de vc...afinal,saiba que gosto de ouvi-lo,das suas histórias...e da maneira que demonstra ser....Parabéns...Bjs Priscila Pereira



Rafael Hohenfeld disse...

huhuhu... sucesso no seu novo blog, hein?!?!?
É isso aí.. o importante é compartilharmos nossos pensamentos.
Parabéns e vamos nessa!