ENCHENTES EM SANTA CATARINA - Solidariedade Hipócrita

Posted 02:35 by Imperial in
Desde o dia 23 de Novembro, o Brasil mudou de cor. É isso mesmo, mais precisamente o céu de Santa Catarina substituiu o lindo azul do fim de primavera por um cinza acompanhado de fortes chuvas, deixando principalmente o Vale do Itajaí e Blumenau cobertas de água. A tragédia registrou centenas de mortos e desabrigados. A grande imprensa cumpriu o seu papel e noticiou os fatos, mas emissoras como a Record/Itapoan, aproveitaram o sensasionalismo, que faz parte do seu dia-a-dia de trabalho e lançaram campanhas para ajudar aos desabrigados em Santa Catarina. Calma! Eu não sou contra a campanha, sou contra a forma que campanhas como esta são idealizadas. Quando eu vi "Bocão" (eca), mostrando as pessoas indo até a emissora em Salvador-Ba, doar para ajudar os irmãos necessitados, aquilo me trazia um sentimento estranho e o ápice da hipocrisia foi quando o apresentador, ao vivo recebia as doações e um senhor apareceu sorrindo para as câmeras e após doar uma sacola, com sabe Deus e Bocão o que tinha dentro, ele tirou a camisa do corpo e foi ovacionado pelos presentes como um herói. Meu Deus, como nos alienamos né? Como as pessoas se impressionam ainda com a imagem da Tv? Agora você me responda: Será que onde esse senhor mora não tem nenhum vizinho que passa fome? Será que ela ajuda esse vizinho? Será que quando ele passa pela Praça da Piedade em Salvador, ele tira a camisa do corpo pra doar aos senhores de rua, que povoam o local? E com as crianças que vivem nas ruas, tendo como escola o palavriado de baixo calão da mãe para um senhor que se recusa a dar uma moeda, será que ele doa leite? E as emissoras, empresários e artistas que fizeram campanha em prol dos desabrigados de Santa Catarina, esqueceram que no Brasil existem cerca de 200 mil crianças em situação de rua? Que mais de 14 milhões de pessoas convivem com a fome no país e em torno de 72 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar - ou seja, dois em cada cinco brasileiros não têm garantia de acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade suficiente? Eu concordo com a campanha, devemos sim ajudar ao próximo, mas devemos fazer isso sempre pra tentar mudar a nossa rua, nossa cidade, nosso estado, nosso país e quem sabe o mundo. Nos acostumamos com essa história de que já está tudo perdido mesmo e por ai vamos piorando mais as coisas. A Rede Globo por diversas vezes fez campanha em prol do povo de Santa Catarina, mas quantas vezes por ano, fora o criança esperança, a emissora demonstra preocupação com os mais de 1500 meninos de rua, só na Grande São Paulo?
Hoje, com certeza até o fim da noite você vai se deparar no seu bairro, na sua cidade, estado e na nossa Pátria amada, com situações de desigualdades sociais, e ai, vai fazer o que? PENSE NISSO E SEJA SOLIDÁRIO, NÃO HIPÓCRITA!
Pra finalizar o meu desabafo, eu posto um trecho da música do Ham Cheese que retrata exatamente essa solidariedade hipócrita, numa pátria onde as desigualdades sociais são Reai$.
"...Enquanto uns tem conta na SuiçaOutros ainda desconhecem o dinheiroEnquantos uns vivem em mansão Outros dormem em chiqueiroEnquanto uns vivem no luxo e sussegadosOutros passam frio de tanto estarem rasgadosEnquanto uns veem a luz do sol brilharOutros veem a luz da noite por nao ter onde morar..."
Ah, eu agradeço ao meu primo Ari Simões, que em um papo informal onde eu pedia que ele visitasse o meu blog, ele demonstrou a mesma indignação que eu e sugeriu o tema.

Adilton Imperial


3 comment(s) to... “ENCHENTES EM SANTA CATARINA - Solidariedade Hipócrita”

3 comentários:

Xanda disse...

Muito boa a matéria!!!!!



Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Infelizmente no nosso país a mídia adora explorar a miséria dos outros em busca do ibope. E o pior que os apresentadores sempre utilizam as boas vontades dos outros, pergunto: Qual foram as doações deles (apresentadores)? Observem que, quando alguém liga pedindo alguma coisa eles dizem logo "vamos ver quem pode doar" é fácil ficar vermelho, enquanto tem alguém fazendo força. Um abraço.



Unknown disse...

Imperial vc eh fod... ficou muito bom muito bom mesmo. e obrigado por lembrar de mim xD