OLODUM 30 ANOS

Posted 14:27 by Imperial in

Olodum pra balançar

É verão na Bahia, terra da Tieta de Jorge Amado, da maresia de Caymmi em Itapuã e do toque percussivo da banda Olodum, que lota a praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, todas as terças-feiras, para apresentar o repertório do carnaval de 2009, cujo tema será a história do povo Africano Dogons, retratando seus mitos, crenças, costumes, em especial o saber ancestral sobre a origem da vida. Ao entrar na praça, decorada com um pouco da trajetória do grupo, baianos e turistas são convidados a viajar nos 30 anos de história do Olodum que permanece lutando contra o racismo, através de trabalhos sociais, tirando meninos e meninas das ruas de Salvador e projetando-os para os palcos do mundo. A banda show, como é conhecida a banda principal, é formada pelas vozes de Germano, Lucas de Fiori e Nadjane, a nova cara da banda. Voz firme, presença marcante no palco a cantora vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso, dando de fato uma nova cara, um novo jeito de cantar e encantar ao toque da melhor banda percussiva do Brasil.
Olodum Social - O Olodum realiza durante o ano, várias atividades que criam oportunidades e geração de renda para os comerciantes na área do Pelourinho.
Este é o Olodum, cumprindo seu papel e traçando o seu caminho ao longo de sua jornada de lutas e vitórias, as quais lhe proporcionaram chegar a este novo século e milênio que iniciou, construindo a cidadania, celebrando a história e almejando o desenvolvimento entre todos os brasileiros através de uma democracia plena.
A Fundação do Bloco Afro Olodum - O Bloco Afro O Olodum foi fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.
Desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.
No ensaio dessa semana, o vencedor do programa ídolos, Rafael Barreto deu uma canja maravilhosa, mostrando pra bahia por que mereceu vencer o programa. Outro vozerão, com forte presença de palco, empolgou o público dando uma canja de mestre. Estou falando de Dyggo de Deus (semi-finalista do ídolos), na minha opinião uma promessa para a nova cara da música baiana e brasileira. Um talento que faz parte da banda Olodum mirim. Mais afinal, o que falta pra Dyggo de Deus, ser linha de frente da banda show? Calma! O cara é mesmo muito bom, mas a banda olodum mirim tem seus merítos também e merece esse dono da voz, para botar o povo pra balançar aos domingos, no Pelô. Parbéns a todos que compõem esse lindo trabalho que eu tive a oportunidade de conhecer. E você, com certeza já ouviu falar da banda Olodum, então corra e vá conferir de perto esse show, todas as terças-feiras, a partir das 21h, na Praça Tereza Batista-Pelourinho, sempre com um convidado especial.
Último Ensaio - O ensaio geral da banda olodum, será no dia 15 de fevereiro, às 15h, na Praça Pedro Arcânjo, no Pelourinho, com entrada gratuita. Com certeza será uma festa linda, pra mostrar a baianos e turístas o que é que a banda Olodum tem.
Espero você lá!
Então, "Avisa lá, avisa lá, avisa lá, ô ô, avisa lá que eu vou..."

Ao olodum deixo a minha paixão expressa na canção Deusa do amor , "tudo fica mais bonito você estando perto, você me levou ao delírio por isso eu confesso..."



Adilton Imperial


19 comment(s) to... “OLODUM 30 ANOS”

19 comentários:

Anônimo disse...

Combinação maravilhosa, o seu texto e a banda olodum, perfeitos...
Ah você me fez viajar até Salvador falando sobre o Olodum que eu adoro. Adoro a música "Acorda povo brasileiro, esse mundo imundo que estamos, todas privações que passamos é por falta de amor..."
Abraços,
Holbaque - Lisboa/Portugal



Fabio Fraga disse...

Parabens, texto mto bem escrito, informando-nos sobre a açao cidadã de um grupo que nao visa somente o lado do entretenimento, ajudando este pais a se tornar uma naçao melhor.

Fabio Fraga
Aracaju - Sergipe



Unknown disse...

Uauu,depois desse texto posso ver a banda com outros olhos,q ñ via a muito tempo,quem sabe ñ estarei com vc no dia 15/02?

Parabéns excelente texto!


Adriano Carvalho



Anônimo disse...

Muito interessante esse trabalho do Olodum, eu já conheço e é muito importante apresentá-lo para outras pessoas. Texto muito bom!
Seu futuro profissional será brilhante!!!

Dóris Pinheiro / Rádio Educadora



Anônimo disse...

oiráiê ora iê iê iô - Salve o Olodum, beleza da Bahia, Brasil e do mundo, muitos turistas hoje chegam em Salvador à procura de conhecer o Olodum, sua mágia e sua força se não conseguem, certamente não passaram por Salvador, hoje uma lembrança do Olodum é mais importante do que um berimbau. Parabéns pelo texto, continuo acreditando no seu talento e a sua capacidade profissional vai muito além do que esperamos.



Anônimo disse...

Parabéns pelo texto! Além de bem escrito, transpareceu o sentimento de admiração que você sente pela banda! Um sentimento contagiante, capaz de despertar a curiosidade entre os que não conheçem e a saudade entre aqueles que não escutam ha tempos!

ótimo texto...
Guta ;*



Anônimo disse...

Muito bom o texto! Não sabia muito sobre o Oludum além de ser uma banda percussiva. Eu tinha um disco de vinil da banda que não existe mais de tanto manuseio. Gostava do som da banda e agora com essas informações, gosto também das atitudes. Matéria de primeira! Esperada de um escritor de primeira!!!

Marcio S./Salvador Bahia



Unknown disse...

Lindo o texto!!!!!Nele mostra realmente o lado do Oludum que não conhecemos.E também a banda é um dos cartões Postais de Salvador que não devemos deixar de conhece-la ...

execelente o texto....

Parabéns



Hieros Vasconcelos disse...

Eu acho interessante o trabalho social que o Olodum desenvolve, mas as musicas do grupo não me agradam mais. Fui no ultimo Femadum, na concha, e achei um saco as letras e os ritmos das canções.
Mas, claro, bato palmas porque ser um grupo de repercussão com a densidade e grandiosidade do oLODUM não é uma tarefa fácil.



Anônimo disse...

Sou uma fãnzona do Olodum.tenho o privilégio de ir para os ensaios e de sair no carnaval com eles.A cada ensaio o Olodum vem se sobressaindo muito mais e melhor em cada um deles.Cada ensaio é único e diferente, nunca um é igual ao outro e cada convidado que o grupo traz para o seu público é especial e garante alegria geral pra quem vai.Convido a todos a irem apreciar cada show desse que é imperdível e inesquecivel.É simplismente maraaaaaaaaaaa.



Unknown disse...

Adilton quero te agradecer por esse carinho e reconhecimento que vc tem pelo nosso trabalho grande abraço e parabéns pelo seu trablaho! falou sobre o olodum como poucos conseguem falar!!
Dyggo De Deus



Anônimo disse...

Estou orgulhosa desse meu parceiro, sempre escrevendo textos lindos, sensatos,otimista e realista. E fico ainda mais feliz por eu ter sido responsável indiretamente desse texto, afinal foi eu quem o levei para o ensaio e mostrei a beleza não só do som dessa Banda, mas também seu trabalho social, que hoje tanto nos orgulha nacional e internacionalmente.



Anônimo disse...

NOSSA AMIGO!!! VOCÊ ESTÁ DEMAIS EM?!
GOSTEI MUITO DA FORMA SUSCINTA E CORRETA QUE VOCÊ APRESENTOU O OLODUM. DO OLODUM QUE O TURISTA CONHECE AO OLODUM SOLIDARIO E COM MUITA RESPONSABILIDADE SOCIAL.

PARABÉNS!!!!



Elci Araujo disse...

Nunca tinha acessado o seu blog, é a 1ª vez.
Amei é perfeito e a sua cara.
Agora ñ perco mais.

Beijos



HUTSON disse...

SUA BESTA , TO VENDO QUE VOCÊ NÃO SABE NADA DA BANDA OLODUM ATÉ MUE PRIMO DE 3 ANOS SABE MAIS DO QUE VOCÊ , QUE QUEM LEVOU ESSA PORCARIA DE BANDA PRA FRENTE FOI O ATUAL CANTOR GOSPEL E BEM SUCEDIDO CANTOR GOSPEL FOI LAZARO



Imperial disse...

Querido HUTSON, obrigado pela visita. A ideia do blog é exatamente esta, ouvir opiniões dos leitores, sejam quais forem elas. Quanto ao entendimento sobre o Olodum, meu querido, eu sou Jornalista não apenas escrevo pra ocupar o tempo, sei bem o que estou fazendo e a pesquisa foi feita através de materiais do Presidente do grupo, João Jorge. Ah, só pra constar, esse meu artigo foi utilizado no portal oficial do grupo e elogiado por pessoas que detém conhecimento técnico para tal. Mas como algumas pessoas gostam mesmo é de criticar, ainda que não estejam aptas para isso, mas eu respeito. Ah sim, falando em respeito peço por gentileza que não utilize comigo os mesmos termos que usa em casa com os familiares, afinal a BESTA em questão não sou eu. Mas enfim, obrigado pelo comentário. E sugiro que envie essa sua ratificação para o presidente do grupo, talvez ele esteja equivocado.
Sem mais,
ADILTON IMPERIAL



HUTSON disse...

INFELISMENTE, AINDA A INTERNET NOS TEM MOSTRADO IMFORMAÇÕES FALSAS, QUEM GASTOU SEU TEMPO E DINHEIRO ASSISTINDO A APRESENTAÇÕES DA BANDA OLODUM, SABE QUE EU NÃO ESTOU (MENTINDO OU FALSEANDO A VERDADE) NÃO SEI O MOTIVO QUE LEVA A ELES DE ESCONDER ISTO AGORA DO PUBLICO, EM RELAÇÃO A MEUS FAMILIARES ,TEMOS EDUCAÇÃO DE SOBRA , NÃO USO ESSE TERMO COM ELES, SÃO PESSOAS FORMADAS E BEM SUCEDIDAS E RECONHECIDAS AQUI NO BRASIL E NO ESTERIOR, E NÃO SAI POR AI ESCREVENDO MENTIRAS POIS SE ESCREVER USAREI O MESMO TERMO PRA ELES ,TUDO QUE SE ESCONDE UM DIA APARECE, MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO ( MSN pf.do.b@hotmail.com )



Anônimo disse...

Hutson a primeira coisa q vc deve fazer é aprender a escrever, infelizmente não é com s e exterior tb não.



HUTSON disse...

então anonimo você deve pra justiça né por que não se indentifica seu nome , ta vamos la então, 1 sou bem pior do que vc imagina,2 não sabe quem eu sou e quer briga , tabom seu mané , eu escrevo errado pra ums trouxas me corrigir ,Ó vai tomar no ........