Um adeus...

Posted 01:36 by Imperial in
Mais um "a Deus"

Depois de aproximadamente três meses em silêncio o meu corpo sentiu vontade de falar, há um grito preso na minha garganta, palavras soltas em minha cabeça e pensamentos perdidos entre as linhas que aqui escrevo e por muitas vezes deleto.
Ontem (30.11.09) eu estava comemorando o aniversário de um primo na cidade baixa, enquanto no outro lado da cidade, um drama. A família Camacam despede-se precipitadamente do jovem Luciano, de apenas 23 anos, recém formado em jornalismo, vítima de meningite (assunto que tratarei no próximo post).
Não eramos grandes amigos, mantinhamos apenas uma boa relação de colegas de graduação, o suficiente para me fazer sentir e lamentar bastante. Chorei a morte desse jovem que iniciava uma carreira profissional na Tv Aratu como produtor do programa "Na Mira", e que como todos nós, tinha uma cabecinha cheia de planos e sonhos. Infelizmente não conseguiu realizar todos, mas acredito que nenhum de nós consigamos essa façanha.
A morte é a única certeza que nós temos na vida, ouvia muito os mais velhos dizerem isso, mas infelizmente nós nunca estamos preparados quando ela chega e nos surpreende levando alguém próximo. Essa notícia me chocou bastante e me fez repensar muitas coisas sobre a vida, me fez ter a certeza de que o único valor que nós temos é o presente, o que vivemos agora, dançamos, curtimos, beijamos, rezamos, cultivamos o bem e etc.
Certeza vez, Alexia Ananda, uma linda menina de apenas cinco anos, me deixou com lágrimas nos olhos quando assistiamos uma dessas novelas de vale a pena ver de novo e um personagem morreu, ela disse: "meu tio, todo mundo vai morrer é?" eu não sabia o que falar, automaticamente meus olhos foram tomados pelas lágrimas que impediam a pureza na minha voz, e trêmulo eu respondi: "sim meu anjo, nós temos uma missão aqui e depois voltamos pra papai do céu", não contente ela voltou e disse com toda inocência: "mas meu tio, você, minha avó, minha mãe e até eu vou morrer um dia??" Quase sem conseguir uma resposta eu coloquei ela ao meu lado e disse: "Nanda, todos nós vamos, até as melhores pessoas morrem, por isso devemos aproveitar a vida e fazer sempre coisas certas", ela finalizou: "ah mas eu não quero morrer não meu tio".
Nossa, eu fiquei com aquela conversa na cabeça, hoje me peguei pensando nisso e vi que tem coisas que por mais que tentemos explicar as respostas não vem à cabeça.
Ao chegar no cemitério e constatar que era mesmo Luciano Camacam, um filme rodou na minha cabeça, lembrei das nossas brigas, conversas descabidas, pensei nas diversas vezes em que apenas nos comprimentavamos por educação, mas jamais desejaria o mal ou imaginaria vê-lo nesta situação. Quando me deparei com o caixão e lá estava ele, meu Deus, era verdade. Até aquele momento eu me imagina numa daquelas aulas de audiovisual, ministradas por Manu Iglesias, em que precisavamos montar uma cena e aquela parecia a cena criada na minha imaginação...
Vi algumas pessoas que nem faziam os melhores comentários sobre a pessoa dele abraçando a inconsolada mãe, fazendo daquele o seu espaço de aparição e estrelismo, já que a imprensa estava presente. Vi a maioria expressando em seu silêncio e ou lágrimas uma verdadeira saudade que jamais podemos explicar em palavras, ví também o desespero de uma irmã que deixa naquele caixão parte da sua história e referência de amizade.
Mas de tudo que eu vi pude ter a certeza de que a sua missão foi cumprida e os aplausos prestados no momento do enterro expressam isso mais do que qualquer palavra.

Vai com Deus Luciano, que ela esteja com você te ajudando a proteger a sua família.

Neste momento peço a Deus através das minhas palavras sabedoria e conforto para os amigos mais próximos e famíliares. Prefiro apagar da minha mente aquela cena no caixão, quero lembrar desse menino birrento, muitas vezes chato, brigando por tudo e com todos e dessa forma viva ele vai permanecer na minha memória com a essência de ter sido desta ou de qualquer forma, Luciano Camacam...

Meus sentimentos!

Resolvi postar essa música abaixo para que reflitamos e não esperemos a hora do Adeus para falar que amamos as pessoas e o quanto elas são importantes em nossas vidas...


Sei que amanhã
Quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Alguns até hão de chorar
E querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai se lembrar
Que eu fui embora
Por isso é que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora
Me dê as flores em vida
O carinho
A mão amiga
Para aliviar meus ais
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais

(Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito)


Estou exausto, vou dormir...

Adilton Imperial


16 comment(s) to... “Um adeus...”

16 comentários:

Unknown disse...

Amigo... Amei seu Texto Reflexivel e ainda assim essa musica q retrata,a situação q as pessoas se encontram quando perde alguem e depois de um tempo gera o esquecimento.
Mais acredito q Luciano Camacam cumpriu a sua missão aqui na terra e que de lá de cima está protejando todos aqueles FIEIS...
Realmente na vida temos q fazer tudo q é maravilhoso, chorar,brincar,dizer as pessoas q amamos TE AMO, e perdoando tb... Para elas olharem nos nossos olhos e saber o quanto é importante e ESPECIAL.
TE AMOOO MINHA DELICIA...
Eta q é jornalista mesmo!!!!



Hieros Vasconcelos disse...

Temos, precisamos, começar a acreditar que a morte é o início da vida. Tenho certeza que, mesmo cedo, Luciano cumpriu uma etapa importante de sua existência e que estará bem, protegido por Deus e pelos espíritos que prestam assistência no mundo espiritual. Podem não acreditar, mas isso me conforta e me faz pensar positivo. Pessoas morrem, mas as lembranças não.
Ele estará, como você disse, sempre vivo em nossa memória.



Asnonauta disse...

Infelizmente, ou não o seres humanos estão nessa terra só de passagem. Quando as pessoas importantes em nossa vida se vão nos obriga a razão, tentamos encontrar uma lógica para tudo que passamos nesses momentos. Meus pêsames.
Parabéns pelo texto, expressou de uma forma que transparece o verdadeiro sentimento angustia.

Abraços.



Unknown disse...

Linda reflexão!Infelizmente estamos aqui só de passagem,sabemos que um dia vamos embora daqui ,mas não aceitamos,quero ter desse menino a imagem dele entrando no meu setor de trabalho com um lindo sorriso no rosto,sempre com aquela mochila no ombro e é assim que quero me lembrar dele,(Luciano Camacam).
LETICIA



Ulisses Novais disse...

Texto massa. Vc apela pro emocional viu?! rsrs
É sempre bom parar pra refletir sobre a possibilidade do amanhã que talvez não irá existir. N me refiro somente a morte, mas a separação por qq motivo. Por isso procuro dizer o q penso e sinto, e sempre deixar claro o meu amor.
Parabéns Imperiallllll!



Átila Semanovisch disse...

Antes de tudo meus sentimentos pela sua perda. Fatalidade, ou não, assassinato, suícidio a morte é sempre temida é sempre doída sempre triste. Esse jovem homem que pelo que eu li tinha um futuro brilhante, mas, infelizmente não pode ser concluído, interrompido ele foi.
Penso em como amigos e familiares se sentem nessa hora tão delicada, digo-lhes para que tenham muita força e amor no coração.
Lembranças são bem vindas para confortar um pouco dessa dor, lembrar de momentos pequenos, mas que agora serão eternos.

Bom texto Adilton,
abração



Unknown disse...

Tinho me emocionei muito com o texto e acabei me fazendo a mesma perguntinha de Amanda; Será que um dia todos nós vamos passar por isso? Mas pior que tudo é ter que ver um amigo.
Te amooooooo muito e não quero que você me deixe nuncaaaaaa

Beijokas.



Unknown disse...

O que dizer do colega, amigo ou simplesmente o Luciano Camacam, lembro do primeiro dia de aula do segundo semestre, o comentario que fiz na sala, ao vê-lo. Foi meu amigo. Relembro quando esteve no Churrasco na minha casa.

Para aqueles que quiserem cultivar a memória dessa pessoa tão ética, sensível, leal e amigo.

Para aqueles que não puderam dizer-lhe uma última palavra. Para aqueles que guardam com carinho sua lembrança.

Para aqueles que se comoveram com sua história.

Luciano, você já está habitando agora o mundo espiritual porém continuará em nos nossos corações, presente eternamente, como sempre foi...

Que a passagem espetacular do Cometa Luciano Camacam entre a gente seja sempre viva...



Juracy dos Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.


Juracy dos Anjos disse...

Não vou comentar o texto em si, porque tem coisas que concordo e outras que acredito abusarem de uma "sinceridade desnecessária".

Quando ao meu querido Luciano, lamento profundamente sua partida prematura. Mas acredito que, o tempo que esteve entre nós, foi suficiente para fazer a diferença.
Camacan soube, como poucos, conquistar as pessoas de forma única, e sempre pela alegria. O sorriso dele – lembro deste mega sorriso na passagem do ano de 2007, quando nos conhecemos –, era simplesmente seu abre-alas. Nunca vou esquecer deste sorriso.
Sei que onde ele está agora deve tá olhando pelas pessoas que realmente gostaram dele em vida e que não vão esquecê-lo na morte, e tenho certeza que não são poucas.
Sei também que Luciano deve estar sorrindo e divertindo, com seu bom humor, outras almas que trilham um belo caminho juntamente com ele.
Lembro de você, Camacan, não porque morreu, mas, sim, pelo o que foi em vida, um eterno menino que estava sempre em processo de descoberta.

Fique em paz, amigo.



Unknown disse...

Meus olhos estão tomados de lagrimas ao ler o relato feito a tragedia que nos apunha-la pelas costas!!Uma pessoa jovem,cheia de vida,planos,futuro...Mas é isso a morte é a unica "certeza" que temos,mas não sabemos ao certo,que ira acontecer,enquanto isso vivemos sendo supreendidos por tal convicção do destino!Meus sentimentos a familia Camacam e amigos de Luciano.Inclusive a você amigo!
"Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata."

Liliane Elias.



Unknown disse...

Gente, foi realmente muito dificil pra mim estar ali! É estranho ver a morte se aproximar de nós, do nosso circulo de amigos e colegas de faculdade como eu, infelizmente vi... Luciano me lembra muita coisa, rs! Graças a Deus, engraçadas! Contudo não se tornou santo por isso, como ninguém é! Também percebi um certo oportunismo presente ali, mas cada um que siga seus sentimentos e conceitos. Eu não era próximo dele, mas fiquei muito triste e comovido de verdade e estive lá porque acreditei ser interessante que a familia pudesse ver como ele era querido, por ser uma última despedida e até como apoio para colegas que REALMENTE eram intimos dele. Quanto ao texto, achei sincero e acredito que o próprio concordaria... Esse é o objetivo do blog, provocar a REFLEXÃO. Ainda mais quando se aborda temas como morte e vida...
Sobre o pós morte... eu não sei, mas acredito que em vida ele fez o que tinha de fazer...



Adriana de Castro (Jornalista) disse...

Palavras bem escolhidas sobre como lidar com um fato que é tão natural e tão inaceitável ao mesmo tempo que é a morte, principalmente quando não tinha doença, nem vícios e tinha sede muita sede pela vida... de viver!
Como dizem: "basta tá vivo para morrer" e isso se aplica a todos e a tudo, mas de uma coisa afirmo com mais absoluta certeza e sinceridade que ele de alguma forma compriu a missão e sim! tirou mais que proveito de tudo ao seu redor, ele além de existir ele viveu e entre outras histórias e outras vidas que se misturou a dele.... entretanto estamos aqui. Eu estou aqui. Justamente pensando e escrevendo por causa de LUCIANO CAMACAM que foi um bom homem e muito engraçado também.

Sempre vai existir em nossos corações e lembranças.

Parabéns a Jr. pelo texto e por soltar esse grito que estava preso e com isso me fez refletir.

Luciano descance em paz e que evolua e volte sempre para brilhar!

Adriana de Castro - Jornalista



José Andrade disse...

Adilton Imperial, "E a vida o que é diga lá, meu irmão.Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo.É uma gota é um tempo que nem dá um segundo.Há quem fale que é um divino mistério profundo."
Parabéns pelo belo texto, vindo de você não podia se esperar outra coisa. Luciano cumprio sua missão aqui na terra enos deixou uma lição de vida;VENCE QUEM PERSEVERA COM DETERMINAÇÃO. Ele foi um vencedor.A morte repentina do nosso amigo deixa pra nós um questionamento sobre o sentido da vida. Como na canção de gonzaguinha,"e a pergunta roda e a cabeça agita. A vida, o que é a vida, diga lá meu irmão."
Um grande abraço,fique bem.
JOSÉ ANDRADE,padre e jornalista



Carlos Emannuel disse...

Imperial, a cada texto seu que eu leio me empolgo com a escrita brasileira e me questiono por que você ainda não faz parte dos mais renomados deste país.
Tenho certeza de que logo em breve você estará entre os melhores jornalistas, poetas e escritores que a sua terra já teve.
Um assunto tão sensível e ninguém melhor que você para nos fazer refletir e sem sombra de dúvidas nos emocionar.
A sua sinceridade é algo que marca a sua personalidade e jamais deixe que ela se perca por esse caminho desleal que a vida tem seguido.
Parabenizar você ainda é pouco, e sinceramente os meus sentimentos por esse jovem que tinha um futuro e sonhos pela frente.

Sou seu fã, e quando resolver lançar o seu livro de poesias eu hei de comprar o meu nas livrarias portuguesas...
Abraços

Carlos Emannuel - Lisboa



Elielson Barsan disse...

Caro e brilhante, amigo!

Dizer que sinceridade é desnecessária é o mesmo que levantar a bandeira de pelo menos duas coisas: hipocrisia e demagogia.

Viva a autenticidade, o sentimento genuíno transmitido de forma clara e objetiva.

Pelo pouco que conheci e pelo muito que ouvi falar, Camacan, SE escrevesse um post desse tipo, não hesitaria em expressar o que sentia.

Título, a propósito, muito adequado. Coisa de gente inteligente e que sabe bem o que está fazendo.

Quanto ao fato, lastimável. Fato!
Quanto a vc, aplausos. Mais que fato.

Aquele abraço.