NOVE E DOZE

Posted 10:43 by Imperial in
O dia do samba foi comemorado com muita festa no Centro Histórico. No mesmo dia, eu tive apresentação de um seminário na faculdade. A avaliação foi ótima e eu resolvi ir no Pelô comemorar o meu resultado com muito samba. Lá estiveram nomes como: Benito di Paula, Arlindo Cruz e grupos locais. Sabe um dia de terça-feira que você bebe e esquece que no outro dia a vida continua e você precisar acordar às seis da manhã pra trabalhar? Foi o que eu fiz... Acordei atrasadíssimo, era aproximadamente oito e meia da manhã, horário que eu já deveria estar fazendo a primeira matéria do dia. Corri, tomei banho, troquei de roupa e fuiiiiiii... Não tão rápido assim, pois o sono era mais forte que eu. Peguei o "busu" de Federação, que sempre vai lotado. Eis que surge um lugar pra sentar, os idosos que me desculpem mas ninguém de ressaca e cheio de sono pode exercer cidadania. Sentei e ao meu lado estava um senhor. Eu cochilando e acordando com o balanço dos ônibus, que são de luxo, graças à administração do prefeito que o povo elegeu. Num desses balanços eu despertei e ele perguntou: Meu jovem que horas são? Eu morrendo de sono, com uma cara nada agradável disse: são nove e 12 senhor! Mas pra que eu fui tão preciso nas horas?? Aff, o senhor virou e disse: Você sabia que nove e doze foi o horário de Jesus entrou no céu? Eu, com uma cara que não tava nem ai pro assunto, respondi que não e virei. Ele insistente: Você crê nisso? Eu, irritado: Não senhor, nesse momento a única coisa que eu creio é que eu posso dormir. Ele: É isso que os jovens querem, só pensam em coisas fáceis, mas é isso que o diabo oferece, coisas fáceis e depois dá fogo? O homem se levantou e começou a "pregar" dentro do ônibus, acabando com qualquer possíbilidade de alguém de ressaca como eu cochilar... e o pior que ele sempre me trazia como exemplo naquele discurso chato dele. Ah eu me revoltei com a situação e voltei pra ele e disse: Senhor, eu tenho a minha religião e não ando por ai entrando em ônibus, desrespeitando a privacidade das pessoas e pedindo que saiam nas ruas dia de quarta-feira, vestidas de vermelho pra saudar yansã. Nem me aproveito de não ter relógio pra contar historinhas que se conta pra crianças ou leigos, duas coisas que eu não sou. E quanto a minha descrença, talvez seja por absurdos como esse do senhor...
Gente eu acho que devemos respeitar as religiões, sejam elas quais forem. Acredito que os principais problemas que enfrentamos hoje, como ver as torres gemeas caindo são reflexos dessa intolerância religiosa. Em diferentes partes do mundo, assiste-se ao crescimento da intolerância religiosa, fenômeno que motivou a Resolução 2003/54 da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas. O parágrafo 5º sublinha que as restrições à liberdade de professar religião ou crença só são permitidas se previstas em lei e necessárias para proteger a segurança, a ordem, a saúde, a moral pública e os direitos e liberdades fundamentais. E se aplicadas de modo que não restrinjam o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
A resolução aponta ainda a “grande preocupação” com os ataques contra lugares de culto e santuários, “em particular pela destruição deliberada de relíquias e monumentos”. No Brasil, essas práticas são persistentes contra as religiões de matrizes africanas, em especial os candomblés, alvo prioritário das igrejas evangélicas.
Enfim, embora a minha religião seja discriminada todos os dias, é ela que traz referências à cultura baiana, é dela que vem os costumes e a culinária do nosso povo. Mas a coisa vai além disso, ela como qualquer outra religião cultua a um único Deus. As pessoas têm mania de pensar que todas as pessoas procuram terreiros pra fazer "macumba". Assim como qualquer outra religião, o candomblé busca a paz espiritual, evolução quanto seres-humanos, sucesso na vida enfim, tantas maravilhosas coisas. Mas há também as pessoas que fazem do candomblé uma arma pra fazer mal a outras pessoas, gastam dinheiro pra não ver o outro fazer sucesso, e essas coisas funcionam mesmo mas... há uma lei de retorno sem sombra de dúvidas. Então é isso, eu creio sim em Deus e costumo dizer uma frase que eu li na camisa de uma jovem: "EU CREIO NUM DEUS TÃO VIVO QUE ELE DANÇA". Mas deixo aqui o meu pedido para que as pessoas respeitem umas as outras, se amem mais, se respeitem mais, acho que é isso que Deus quer.
Adilton Imperial


3 comment(s) to... “NOVE E DOZE”

3 comentários:

Rafael Hohenfeld disse...

huhuhuh... ó Deus... infelizmente as pessoas não lembram que a lei numero 1 de qlqr coisa é RESPEITO... respeito ao espaço do outro, ao pensamento do outro, à vontade de outro (desde que não cause prejuizo a terceiros).
Poderíamos pensar num robô que começasse a sugar todo esse tipo de gente pra transformar em Sabão, o que acha? (carrocinha do sec. XXI).
Deixo minha sugestão de uma solução.
Intéh!



Anônimo disse...

Amigo! Parabéns! Amei tudo que vc escreveu!!! vc é mara! Tenho orgulho de ser sua amiga!!! Precisamos aprender a respeitar as opiniões, diferenças e atitudes dos outros! Te amo! Beijos!



Unknown disse...

Sem comentários, vc é show de bola!
É um parazer ser sua prima, amiga, piriguette. Obrigada por fazer parte da minha vida e ser meu Imperial!
Beijos e te adoro!